Reciclagem em nível molecular
De acordo com o autor do projeto, Peter Christensen , a maior parte dos plásticos não foi desenvolvida pensando na reciclagem. Assim, o PDK inverte essa lógica. “Nós descobrimos uma nova forma de produzir plástico que leva a reciclagem em consideração, a partir de uma perspectiva molecular.
Dessa forma, o material pode ser considerado um polímero, de fato, circular. Ou seja: pode ser aplicado, reciclado e reaplicado em outras funções, sem comprometer a qualidade da entrega.
PDK: Obstáculos e soluções
De acordo com os pesquisadores, uma das dificuldades na reciclagem de plástico é o uso de aditivos. Isso porque quando plásticos de composições químicas diferentes são picotados e derretidos, o resultado é inesperado. Considerando os diferentes aditivos e características originais, é difícil prever as propriedades do produto final reciclado. “Essa imprevisibilidade impede que o plástico se torne o Santo Graal da reciclagem: um material realmente circular”, contam.
Solucionando esse problema, o PDK contém ligações reversíveis. Essas ligações permitem recuperar os monômeros dos aditivos originais. Basta mergulhar o material em uma solução altamente ácida.
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.